Vanessa Spanholi é designer, especialista em UX Research e Inovação. Atualmente é responsável pela área de pesquisa com pessoas usuárias do Jusbrasil. Professora do MBA de Digital Business da PUC-MG e de cursos e workshops de UX-Research, com mais de 2700 alunos em aulas presenciais e online. Atua há mais de 12 anos com o olhar atento ao comportamento humano e todas as suas complexidades. Como designer de produtos abriu portas e desenvolveu métodos de estudos de comportamento do consumidor em empresas de tecnologia do Brasil. Nessa jornada, participou da construção de mais de 70 projetos de produtos, serviços, softwares, aplicativos, sistemas e negócios. Foi co-fundadora da startup Formigueiro Delivery e da consultoria Sintese21.
Entender como amplificar a influência dos grupos de afinidade dentro do capítulo de design e assim saber como aplicar em outros contextos empresariais a construção de um ambiente de desenvolvimento e também de fortalecimento das mulheres do capítulo, endereçando dores e contextos específicos.
A compreensão genuína das necessidades dos usuários é fundamental para empresas de tecnologia que buscam evoluir seus produtos. Nesta palestra, exploraremos como ajudamos a transformar a cultura de uma das maiores legal techs da América Latina, o Jusbrasil, priorizando a voz do usuário como matéria-prima para o Design e tomada de decisões de Produto. Vamos compartilhar a nossa trajetória de transformação de uma prática pontual de pesquisas para um contato contínuo com clientes, sustentado por uma série de ferramentas, soluções e rituais. Enfrentamos o desafio de gerir um vasto volume de gravações de entrevistas – mais de 340 horas – e encontramos na colaboração e na inovação a solução. Para isso, desenvolvemos o Jusflix, nossa plataforma de curadoria e visualização deste conteúdo. Realizamos ainda outras iniciativas, como uma maratona de entrevistas com usuários durante o nosso encontro anual de time, a ferramentas de edição colaborativa, e com objetivo de gerar mais ações e propagar esse aprendizado de forma ampla e atrativa na empresa. Hoje, ouvir o usuário tornou-se um hábito incorporado nas rotinas semanais de diversos setores. Ao compartilhar nossa experiência, pretendemos inspirar outros a encontrar meios envolventes e eficazes para democratizar o conhecimento dos usuários e impulsionar uma cultura de empatia e inovação.