Liderando a globo em novas experiências digitais com equipes multidisciplinares e projetos interorganizacionais, desenvolvendo visões, estratégias e shippando produtos para 100 milhões de brasileiros todos os dias. Fazendo a internet um lugar melhor desde 2005, tive a oportunidade de trabalhar com algumas das pessoas mais talentosas do mundo. Antes de ingressar na globo, trabalhei em Londres para Nokia, Virgin e Mercedes. Apaixonado por arte e design com formação em Belas Artes pela UFRJ, mestrado em Design pela PUC-RJ e MBA em Gestão pela FDC.
Esta apresentação é resultado de uma pesquisa que investiga o uso da voz como forma de amplificação da comunicação e da experiência em interfaces de mídias digitais. A partir da questão "como poderia um designer se beneficiar da utilização da voz em projetos de mídias digitais?", foram investigados aspectos referentes aos principais cenários para a interação por voz considerados significativos, com o objetivo de estabelecer parâmetros para auxiliar designers a projetar interfaces de voz de forma mais adequada e eficiente. Pesquisas sobre o processo de evolução e o estado da arte da aplicação da voz em diferentes campos do saber – envolvendo o estudo das complexidades dos padrões da conversa e fala humana, aspectos da interação humano-computador, e voice user interface design, dentre outras – constituíram o recorte teórico acerca da voz utilizado neste estudo, pertinente ao campo do Design de conversação. O impacto dos avanços tecnológicos nessa área e as tecnologias inteligentes amplificadas por Inteligência artificial e biossensores são também discutidos, e a paisagem sonora atual dos "objetos que falam" apresentada. Como resultado desta pesquisa, apresenta-se um conjunto de princípios norteadores para o design de interfaces de voz em fones inteligentes. Por fim, aplicações e desdobramentos futuros em relação ao uso desses princípios e métodos são sugeridos. Palavras-chave: Voice User Interfaces; Hearables; Interfaces de Voz; Assistentes de Voz; Design de Conversação; Design de Interação; Experiência do Usuário; Inteligência artificial; Biossensores;